Redescobrir o mundo rural

segunda-feira, outubro 31, 2005

À Descoberta da Floresta Laurissilva


Fotografias gentilmente cedidas pelo Sr. Jorge Soares do Raminho. (à esquerda)



















sábado, outubro 29, 2005

"A paisagem é magnífica. É óptimo observar como o mar,
as paisagens e as habitações se conjugam numa harmonia plena."

( comentário registado por um dos participantes no Projecto de Intervenção Ambiental
aquando da sua visita à freguesia)

Hoje quero dar a conhecer a Floresta Laurissilva ou Floresta de Nuvens, como também é conhecida. Uma verdadeira relíquia que mantém quase inalterada a vegetação endémica dos Açores, com habitats de comunidades pioneiras cujas origens remontam às florestas húmidas do Terciário, existentes há milhões de anos aquando das últimas glaciações.
Após deslocação em viaturas, o percurso tem início num trilho antigo da Serra. Este trilho liga uma zona de pastagem de alta altitude a uma lagoa natural no cimo da montanha, a Lagoa do Pinheiro e a uma nascente, a Nascente das Caldeirinhas.
Ao longo deste percurso natural é possível observar espécies como o Louro (Laurus azorica), o Cedro do Mato (Juniperus brevifolia) e a Uva da Serra (Vaccinium cylindraceum). Existe um estrato ervário composto por diversos fetos e as turfeiras. Nestas turfeiras encontra-se um musgo endémico, o Sphagnum nitidulum que absorve até 10 vezes mais o seu peso em água permitindo a lenta libertação dessa água para os aquíferos suspensos, possibilitando assim um abastecimento contínuo às nascentes.
Os altos teores em humidade favorecem o crescimento de muitos outros organismos, nomeadamente musgos e briófitos, cuja actividade biológica contribuiu para a absorção, retenção e purificação da água.

quinta-feira, outubro 20, 2005

À Descoberta da Ribeira -Uma Aventura em Grupo

À Descoberta de uma Ribeira ... no Raminho -Uma Aventura em Grupo

Os alunos ficam encantados com a possibilidade de serem pequenos naturalistas e os professores aproveitam o entusiasmo... vistam-se com roupas de cores da Natureza, levem uma mochila pequena, água, um impermeável, máquina fotográfica, lupa, caderno e lápis, e saiam a pesquisar...
Descubram coisas espectaculares!
A Ribeira do Borges é um excelente sítio pedagógico onde se podem adquirir conhecimentos sobre o movimento de percolação da água, nascentes, o ciclo da água, o papel da água no meio ambiente e a importante função que as ribeiras desempenham na drenagem do excesso das águas fluviais e na sua condução até ao mar. A manutenção dessas linhas de água livres, e desimpedidas de detritos ou lixo, é essencial para garantir a segurança das pessoas e a integridade dos terrenos circundantes.
Sabiam que nos Açores não existem rios, apenas ribeiras?
Se estiver interessado(a) em abordar o Mundo da Água com os seus alunos poderá clicar...
www.mundodaagua.com e ainda www.museudaagua.epal.pt .Ficam a conhecer, entre outras coisas:
- A história, factos e curiosidades sobre a água;
- Dados relativos à poluição.
- Principais rios.
- Experiências e jogos.
Mantenham-se em contacto!

terça-feira, outubro 18, 2005

Intercâmbio do Colégio "Carrocel" e o Jardim de Infância do Raminho




No reino da animação, os porquinhos encontrarão...

As características "burras" de milho nas eiras....

A desfolhada continua...

Percurso de Interpretação Ambiental "Das falésias Costeiras às Brumas da Montanha"


As ruínas do moinho do Alveno destruído pelo sismo de 1980...



A descida pela encosta até ao mar



A Vigia da Baleia







sexta-feira, outubro 14, 2005

O RAMINHO É BUÉ DE FIXE !

No dia 13 de Outubro, quinta-feira, as crianças da sala do Colégio "Carrocel" foram conhecer o Raminho. Participaram com entusiasmo numa desfolhada e com imensa alegria encontraram "socas vermelhas". Descobriram tantos animais domésticos! Espantaram as galinhas e os patos, observaram os porquinhos, as cabras e as vaquinhas. Também visitaram o Miradouro, a Vigia da Baleia e o Cruzeiro. O avó de um menino contou como se fazia a caça às baleias e como os vigias comunicavam entre si com bandeiras, sinais de fumo, foguetes e mais tarde pelo telefone.
Ao longe, avistaram as ilhas da Graciosa e de São Jorge e aprenderam que, em tempos passados, aconteceu uma erupção vulcânica submarina ao largo da costa da Serreta.
O RAMINHO É BUÉ DE FIXE!
Em breve disponibilizaremos fotos para vocês apreciarem! Voltem sempre.

quinta-feira, outubro 13, 2005

Percursos Educativos À Redescoberta do Mundo Rural


Redescobrir as dinâmicas e potencialidades do mundo rural através dos percursos de interpretação ambiental para inovar a educação pela ecopedagogia ou na vertente do ecoturismo? Uma viagem fantástica repleta de aventuras e imprevistos. Quando chegar ao fim espero dizer"Foi bom, valeu a pena!"
Quem quiser poderá participar nesta jornada comigo. Agradecemos comentários e sugestões!