Redescobrir o mundo rural

segunda-feira, dezembro 26, 2005

À descoberta da Europa Imperial



Um circuito interessante: Raminho, Lajes, Horta, Lisboa, À-dos Ferreiros (a minha Terra Natal), Frankfurt, Viena, Budapeste e Praga. Neste final de 2005, a merecida recompensa de um ano de grande dedicação e espírito de sacrifício, foi finalmente alcançada. Visitar algumas das mais bonitas cidades da Europa onde a cultura, a arte, a história, a beleza, a gastronomia, os espectáculos, os usos e costumes do Velho Continente estão presentes e contribuem para o enriquecimento de quem tem o privilégio de os conhecer pessoalmente, é decididamente uma bela prenda de Natal.

Como o itinerário promete, tentarei registar os momentos mais significativos e começo logo pela encantadora Áustria, a pátria de Mozart e de Hitler. Na cidade de Viena (Wien) visitámos o Palácio de Schönbrunn, o Parlamento e os Jardins do Palácio de Belvedere com a sua vista panorâmica extraordinária, onde pude provar uma caneca de ponche quente que é óptimo para aguentar a temperatura de 3 graus.
À noite, tivemos a oportunidade de jantar uma típica consoada austríaca num castelo Renascentista, WeiKeiesdorf Castle. O culminar da noite aconteceu com a experiência de participar na celebração da missa da meia-noite, na Igreja de Santa Cruz, no Mosteiro medieval de Heiligenkreuz.

Comentários pessoais: Viena é uma cidade incrivelmente limpa, reconhece-se o civismo e o cuidado das pessoas com o ambiente. Fiquei impressionada, porque não encontrei um único papel, garrafa ou qualquer lixo abandonado nas ruas.
Em simultâneo com uma zona intensamente industrializada, resultado segundo parece da ocupação da Rússia, após a 2ª Guerra Mundial, Viena tem mais de 50% de áreas verdes e é rodeada de bosques.
O jantar multicultural reuniu à mesma mesa portugueses, italianos, romenos, canadianos e russos. Discutiram-se os mais diversos assuntos desde a mudança do regime comunista, aos direitos das mulheres, às condições de vida das crianças indianas, comparámos os sistemas de ensino dos vários países e cantámos em várias línguas. Ah, e bebemos um vinho tinto produzido a partir de uma casta portuguesa trazida há muito tempo atrás para estas bandas. Uma noite inesquecível!
Adorei os monumentos. As jóias e as roupas seculares da coroa e do clérigo que vi no Kunsthistorisches Museum eram fantásticas.
Se pudesse levar uma recordação para a nossa ilha escolheria um pedacinho de neve, pois aqui as árvores de Natal são tão verdadeiras e os ramos estão mesmo cobertos de neve, sem precisar usar as latas de spray para os enfeitar. É deslumbrante…
Budapeste vem a seguir...!
É de onde estou a publicar este blog...

7 Comments:

At 4:32 da tarde, Blogger Desambientado said...

Que bela prenda de Natal.
Também adorei Viena. É uma das cidades mais bonitas que conheci.
Continuação de boas festas e boas férias.

 
At 4:14 da tarde, Blogger Cidalia said...

Boa Eva.... não fiz nada parecido com o que estás a fazer mas... mereces de facto esta recompensa.
Boas Festas.
Cidália

 
At 10:09 da tarde, Blogger vidal said...

Olá meus Amigos,
Fico feliz de estar aqui tão longe e de conseguir "conectar" convosco.
Nesta época em que muitas palavras se partilham, votos de que o Ano de 2006 chegue com muitos sonhos para todos nós.
Eva

 
At 12:42 da manhã, Blogger Fátima Silva said...

Safa Eva és imparável. Que delícia essa viagem! Desejo-te a continuação de uma boa viagem e que a entrada no ano 2006 seja em grande estilo.

 
At 8:58 da manhã, Blogger vidal said...

Bom dia Fátima
Dormi esta noite em Praga e o nosso carro está agora coberto de neve ...que frio!
Vou conhecer o Menino Jesus de Praga.
Budapeste foi para mim dos lugares mais belos que conheci até hoje.Logo vou publicar as fotos no blog para vocês verem, contado ninguém acredita é uma cidade maravilhosa.

 
At 12:20 da tarde, Blogger Desambientado said...

Quem tem uma amiga milionária tem tudo.
Que bela viagem de Natal. Vais Chegar ao Pólo Norte, ou ficas-te pela Europa Central?

Votos de umas excelentes entradas em 2006, para ti e toda a família.

 
At 5:26 da tarde, Blogger vidal said...

Milionária, quem me dera!
Apenas apaixonada pela vida e com algumas pequenas extravagâncias à mistura damos um colorido diferente à nossa existência.
Contudo, ainda há quem diga que eu tenho pensamento de pobre... o Polo Norte terá de ficar para a próxima vez.Vou ter de meter uma cunha para o Pai Natal do ano que vem.
Abraços "gelados"
Eva

 

Enviar um comentário

<< Home