Redescobrir o mundo rural

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Eco-Código 2005


Em tempos difíceis, caminhando vamos …num tempo, num espaço, num contexto de interacções sociais.

Numa sociedade repleta de sinais contraditórios, altamente sofisticada e, contudo tremendamente indefesa, de grande riqueza histórica, mas de enorme incerteza, os professores ainda tentam que a escola seja um espaço de formação de valores.

Tenta-se conciliar o que às vezes parece irreconciliável, procura-se atender aos grandes desafios que hoje nos colocam. Para além do desafio frente ao domínio do conhecimento, em permanente e veloz mudança, enfrentam-se também os desafios de ensinar os alunos a assumirem responsabilidades, através do enlace entre o conhecimento e a acção, entre o saber e as atitudes, entre os interesses individuais e sociais. Ampliar o mundo deles, convidando-os a olhar as suas experiências e a alterar os significados já conhecidos.

Aqui trago uma experiência que foi concebida na Escola Básica1/Jardim de Infância do Raminho, no ano lectivo de 2004/2005 e que teve o entrosamento com a comunidade educativa.

POSTER ECO-CÓDIGO 2005



Primeiro, foi solicitada a colaboração dos pais e encarregados de educação, para em conjunto com os docentes e alunos definirem frases que representassem o Eco-Código da escola. A seguir, foram seleccionadas as 10 frases mais elucidativas e registadas em computador, pelos alunos. Foi proposto a cada aluno dos vários anos de escolaridade a escolha de uma frase e sua ilustração. Todas as turmas participaram na escolha das ilustrações e na construção do cartaz do Eco-Código com a ajuda dos professores e o aproveitamento das ideias de alguns pais.
Partiu-se da ideia inicial de desenhar o mapa da freguesia do Raminho, na paragem do autocarro com o Eco-Código – Não levo o carro comigo porque o transporte público é meu amigo! – referente ao tema do ano “Transportes / Mobilidade Sustentável” e da realização dos percursos de interpretação ambiental nesta localidade “Das falésias costeiras às brumas da montanha”, “Da actualidade às memórias do passado” e “À descoberta da Floresta Laurissilva”, para traduzir no poster.

As “pegadas ecológicas” que decoram as margens representam os pequenos passos que cada qual procura, progressivamente, realizar no processo de aprendizagem e respeito pelo ambiente.

Eco-Códigos

É um jogo divertido,
um dever atribuído,
reciclar lixo perdido.

É fácil,
É barato,
dá soluções,
se reciclarmos aos milhões!

À natureza dás as mãos
pondo a lata no latão.

Se tu não estás preocupado,
sem água vai ser lixado!

Não levo o carro comigo
porque o transporte público é meu amigo!

Espaço verde a brilhar,
até apetece estar!

Se queres a electricidade poupar,
a luz tens de apagar!

Evita o mal da nossa era
poupando a atmosfera!

Para as árvores não cortar
as duas faces do papel vamos usar!

Para a freguesia luzir
temos que não a poluir!

PINTURA DE UM PAINEL NA PARAGEM DO AUTOCARRO DA FREGUESIA COM O DESENHO DO MAPA DO RAMINHO E A PROPOSTA DE ITINERÁRIOS PEDESTRES

Nos próximos dias 26 e 27 de Janeiro teremos a oportunidade de nos encontrar no curso “Educação Ambiental: o local como recurso educativo” & V Seminário Regional Eco-Escola, a decorrer no Museu de Angra do Heroísmo, e onde certamente, em conjunto com os nossos professores e colegas, daremos mais alguns passos em frente.

E agora temos uma novidade! Já nasceu mais um bebé, o Eduardo, no dia 23 de Janeiro, filho de António Eduardo Coelho e de Isabel Coelho. Parabéns aos papás que ajudaram a aumentar a natalidade da nossa freguesia agora com os seus três lindos rebentos: a doce Margarida, o rebelde Miguel e o recém-nascido Eduardo.
Os simbolismos surgem, ao longo da vida, de diversas formas, sendo na maioria dos casos, a representação do início de uma socialização e de uma pertença a um grupo, de valores semelhantes, contudo heterogéneos. Desejamos que sejas capaz de conquistar e de te deixares ser conquistado. Um mundo de coisas boas para ti Eduardo e que a felicidade esteja sempre do teu lado!

15 Comments:

At 8:32 da tarde, Blogger Desambientado said...

Gostei imenso dessa ideia.
Vivam os eco-códigos.

 
At 9:46 da tarde, Blogger Cidalia said...

Eva, foste a formação de acção ambiental? Fiquei desiludida de só hoje saber que estava a decorrer, com formação dada pela Drª Rosalina!!!
Fiquei mesmo aborrecida!
Se tiveres ido conta-me depois.
Quanto ao teu post, não é novidade para mim, pois já me tinhas contado estas coisas.
Agora, cá para nós, qual é o pozinho mágico que lanças pelas comunidades educativas por onde passas, para conseguires cativá-las tanto?

 
At 12:54 da manhã, Blogger vidal said...

Olá Cidália
Hoje mesmo comentava com o Doutor Félix que estes blogs é que mantêm os nossos contactos.
Também só soube do encontro mesmo em cima do acontecimento e apenas consegui participar porque por coincidência alguém desistiu. Está a ser muito interessante. Gostei muito da intervenção do Senhor Giovanni Onore que nos veio falar sobre a biodiversidade dos Trópicos, o Hotspot do planeta. Até nos informou que os cientistas descobriram uma relação entre o desaparecimento de inúmeras espécies de rãs e a confirmação de que accção humana é responsável pelo aquecimento global.
Falo-nos ainda de acções que se estão a desenvolver no Equador para promover alternativas de trabalho para os jovens incutindo-lhes o gosto pelas artes (escultura e artesanato) afastando-os das actividades como a caça e a perseguição de espécies a preservar.
A Doutora Ana esteve no seu melhor e ajudou-nos a compreender as concepções das crianças, os significados do universo infantil que tantas vezes teimamos ignorar em vez de aprendermos a integrar.
A Professora Lia com as suas propostas para a participação traz-nos sempre uma lógica de trabalho muito positiva.
Poderia dizer-se que a Macaronésia esteve quase representada no nosso grupo: Dr Félix, Lúzia, Natália, eu, um representante do governo das Canárias e uma representante da Madeira na concepção de uma intervenção ambiental com as vacas leiteiras da Terceira.
Obrigada pelo teu apreço pela minha forma de envolver os outros, mas sabes eu acho que não tem nenhuma sabedoria ou segredo especial, apenas gosto de deixar a minha marca pelos sítios por onde passo. Talvez não acredites mas ainda há poucos anos fui gravar o meu nome no tronco de uma árvore que está na margem de um rio lá na aldeia, deve ter uma explicação!
Beijinhos

 
At 6:31 da tarde, Blogger Cidalia said...

Tens alguns registos sob a acção? Se os tiveres disponibilizas-me?

Quanto a marca.... eu já sabia... Sou bruxinha nas horas vagas!

Beijocas

 
At 9:39 da tarde, Blogger vidal said...

Bem, Cidália, se o dia de ontem foi muito bom, o de hoje foi de excelência.
O nosso caro professor Félix como sempre com a sua irreverência, resolveu pregar uma surpresa à malta e divulgou a nossa poesia colectiva. Nem sabia onde me havia de enfiar!
As oficinas, da parte da tarde, simplesmente espectaculares e tão pluridisciplinares, diria mais, tiveram o toque especial que na minha óptica teria enriquecido bastante o Mestrado. Diversos momentos e temáticas de formação foram implementados. Aprendemos como se pode calcular as emissões de CO2 por individuo ou família.
A educação pelos sentidos, dinamizada pela Drª Rosalina e Drª Cristina Palos, fizemos poemas sobre a Terra e o Ambiente e criamos um Parque com um fio de apenas três metros e três estacas.O nosso, meu, da Lúzia e da Natália ficou a chamar-se DRAGOPARQUE e as razões que defendemos para a sua conservação foram:o dragoeiro ser uma espécie ancestral e das primeiras a chegar a este território;o seu valor estético e cultural intrínseco (lembras-te da história do princípe encantado que está dentro do tronco?)e o espaço privilegiado para acções de E.A. anexo à Universidade onde se increve o Parque. Que tal somos convencentes?!
Biodivesridade de artrópedes, como não podia deixar de ser claro! Com o Paulo Borges fomos observar como se faz a captura, depois no laboratório também com o prof. Giovanni observámos com muita atenção e estivemos a experimentar, ah... e vi um ácaro. Aprendemos como aplicar esses procedimentos com os alunos.Estou inquieta para explorar com eles estas coisas todas.
E finalmente com o Brito de Azevedo
conhecemos o projecto Climaat http://wwwclimaat.angra.uac.pt adquirimos mais informação sobre os fenómenos meteorológicos, previsão do estado do tempo e da ondulação nas regiões insulares.
Sei que tu irias adorar.
Recebemos uma encadernação do programa do curso e o livro de resumo que te posso emprestar para fotocopiares (tirei algumas notas) e ainda te posso mostrar o material e fohetos de informação que nos ofereceram. Penso que irão compilar vários documentos acerca das intervenções num cdrom e se me enviarem podes fazer uma cópia.
Bjinhos

 
At 8:41 da manhã, Blogger Desambientado said...

OH Eva.

Isso é que é!!! Não há relatora como tu. As colegas tem muito que te agradecer, e os docentes também, pela forma como os promoves.
Da minha parte obrigado..

Um beijinho e bom fim de semana.
Beijinhos para a tua linda Laura.

 
At 10:06 da manhã, Blogger Desambientado said...

Eva.

Ja estava para te dizer isto, há muito tempo:

Posso ter milhares de comentários nos meus posts, o que não quer dizer que não sinta a falta daqueles que sempree me incentivaram a continuar. O reu, mesmo que seja só a dizer, olá, faz-me falta.

 
At 11:06 da manhã, Blogger Cidalia said...

Eva.... estou SUPER INVEJOSA!!!! Como é que eu não soube desta formação!!!
Sim, quero tirar fotocópias.
Entregas a tua filha que ela depois dá a minha no Inglês?

Concordo com o Dr. Félix. Melhor relatora do que tu é impossível de facto.
Beijinhos e bom fim de semana.

 
At 11:39 da manhã, Blogger vidal said...

Bom dia, Cidália!

Fica combinado e bom fim-de-semana.
Beijinhos

 
At 11:55 da manhã, Blogger vidal said...

Bom dia, Doutor Félix!

É mesmo bom acordar e ler logo os seus comentários. Eleva o espírito.
Com toda a sinceridade, também sinto a falta dos seus comentários.
Quero que saiba que vou inúmeras vezes espreitar o seu magnífico blog, mas nem sempre sei o que escrever, prometo deixar um olá.
Vou deixar aqui uma inconfidência. Não no seu blog porque bate todos os records de visitantes.
A minha escolha do Mestrado em E.A deveu-se a várias razões, mas talvez uma das mais significativas relacione-se com a simplicidade de um gesto feito pelo Eng. Paulo Barcelos que, num passeio às falésias do Raminho, apanhou um miosótis e ofereceu-me pensando que eu era uma menina da escola.
Neste encontro repetiu o gesto com uma cladónia. Acho que me senti outra vez menina da escola, obrigada pelo significado. A beleza da vida talvez esteja nestes gestos simples.
A Laurinha, rebelde como a sua mãe, está com uma dúvida existencial entre qual dos seus gémeos escolher.iol
Um abraço

 
At 8:15 da tarde, Blogger Desambientado said...

Eva.

A beleza das coisas simples, muitas vezes está no coração de quem as intrepreta. As coisas simples são belas, porque não tem malícia, são exactamente o que são: puras, simples, bonitas, como este seu comentário.

Não tens nada que te preocupar em escrever, basta dizer de acordo ou não aprovo.

Quanto às escolhas da Laurinha...eu também tenho dúvidas em escolher, gosto muito dos dois.

Um beijinho para vocês.

 
At 8:32 da tarde, Blogger vidal said...

Doutor Félix
Concordo plenamente.

 
At 10:21 da manhã, Blogger Desambientado said...

Agradeço e retibuo a visita. Fico à espera da Vigia da Baleia do Raminho.

 
At 12:29 da tarde, Blogger Desambientado said...

Eva.

Estás interessada em ter um selo do Priôlo, que clicando sobre ele promove a Sociedade Portuguesa de Aves e o Projecto Life-Priolo, tal qual como no meu blog, lado direito?
Se sim, dirige-te ao blog da Azoriana em

http://silvarosamaria.blogs.sapo.pt

 
At 6:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

As frases (poesia) do eco-código nao vao concorrer este ano (2010) pois nao?

 

Enviar um comentário

<< Home