Redescobrir o mundo rural

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Estudar Brincando

Estudar Brincando

Experimentem dramatizar o Espaço Sideral

Vamos despertar a curiosidade, a imaginação e o sentido de descoberta nos alunos sobre o Sistema Solar e as Maravilhas do Universo.
A revista infantil O Nosso Amiguinho, na edição de Janeiro de 2006, lança o desafio.
“Atrevam-se” a inventar uma peça de teatro que até poderia começar assim:

Planeta Terra - …eu sou muito bonita e importante, por isso o ser humano tem de cuidar bem de mim.
Por favor, não deixem que continuem a poluir-me. Parem, porque não aguento mais!!!

Estes versinhos, com a música “As Pombinhas da Catrina”, ficariam uma maravilha.

Nós somos astros brilhantes,
Moramos no céu além.
Não somos seres humanos,
Mas temos vida também!

Cá de longe a Terra vemos,
Poluída a valer,
E todos nós sofremos
Por Ela estar a morrer.

Vamos lá, trabalhem juntos,
Pela camada d`Ozono.
Manter puro o ar do mundo
P`ra dormirmos dum só sono!

Para além disso, também podem construir um Astroscópio e consultar na Internet sítios muito úteis para trabalhos escolares, com imagens, dados e explicações científicas bastante acessíveis, e aliar assim de forma eficaz as componentes lúdica e educativa.
http://www.planetario.online.pt
www.astro.up.pt/planetario
www.solarviews.com/portug/homepage.htm

9 Comments:

At 10:49 da tarde, Blogger Desambientado said...

Estive a brincar e por consequência a estudar, nos meandros das tuas hiperligações.
As quadras são tuas?
Penso que sim....que temos uma poeta escondida.

O Post está um mimo.

 
At 11:10 da tarde, Blogger vidal said...

Doutor Felix

Na verdade os versos não são da minha autoria, encontrei-os hoje na revista citada que a minha filha subescreve mensalmente.
Achei interessante colocar aqui à disposição de todos.

 
At 9:09 da manhã, Blogger Desambientado said...

Eu bem me parecia que não eram teus......
Os teus costumam ser melhores.

Estarei fora dois dias, não repares na ausência de resposta.

 
At 9:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não só está um mimo como está no Plagiadíssimo.
Parabéns pelo vosso excelente trabalho.

 
At 2:04 da tarde, Blogger vidal said...

Olá Doutor Félix e Zeak!

Obrigada pela vossa visita e pelos elogios.
Penso que é muito importante trocarmos com os outros ideias e sugestões que vamos descobrindo, às vezes por acaso, para depois podermos reinventar noutros contextos.
Quando eu tinha a idade dos meus alunos, decorei os nomes de todos os planetas que a professora ensinou.
Agora revelo-vos um segredo que talvez até vos faça rir. Durante muito tempo pensei que as "bolinhas" que via nos cabos de alta tensão eram na realidade os planetas.
Naquela altura, o meu universo circunscrevia-se à pequena aldeia onde nasci.
Hoje, os horizontes das nossas crianças revelam-se bastante mais alargados. Assistimos frequentemente a intervenções desconcertantes por parte destes e aprendemos imensas coisas com eles.A evolução nas crianças de hoje exige dos professores e dos pais atitudes diferentes, mas no fundo, talvez só tenhamos que dar-lhes asas, orientá-los e deixá-los voar...
Voltem sempre!

 
At 8:39 da manhã, Blogger Desambientado said...

De mim já sabes que voltarei.

 
At 9:15 da tarde, Blogger Fátima Silva said...

Estou ansiosa para ver os teus meninos voarem com estas ideias siderais.

 
At 10:49 da tarde, Blogger vidal said...

kCristina

Entre Os Ovos Misteriosos e as maravilhas do Sistema Solar alguma coisa há-de resultar.
Conto contigo para nos ajudar!
Agora a sério, gostaria de levar a minha turma a participar no Projecto "Da Biblioteca para o Mundo - Um mês, Um Tema!". Sabes que este mês de Janeiro é dedicado à Ciência? Tu fizeste um trabalho para a disciplina de Sistema Energéticos sobre o Espaço e acho que ainda nos poderá ser muito útil. Temos de combinar algo diferente! Os meus miúdos andam entusiasmados a estudar o guião e a escolher as personagens.
Beijinhos espaciais

 
At 10:13 da tarde, Blogger Fátima Silva said...

P'ra já não mudei de nome! Se não me tivesses dito na escola que tinhas respondido ao meu comentário, nunca mais lá chegava.
Deste bem a volta à questão sobre o desafio que lancei... muito bem... Sim sra., mãos à obra.
beijinhos "projecciais"

 

Enviar um comentário

<< Home