Redescobrir o mundo rural

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

“A Baleia deu à costa na Escola do Raminho”


Olá! Nós somos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Viemos para vos contar como comemorámos o Dia de Amigos.
Soubemos, pelas nossas professoras, da questão das baleias e combinámos fazer algo diferente. Como gostamos muito das baleias também queremos ajudar e então tivemos a ideia de fazer a nossa Baleia.


Logo de manhã viemos para a escola e trouxemos muito materiais recicláveis: caixotes, um bidão, daqueles que vêm da América com roupas, sacas de ração e adubo, garrafas e garrafões de plástico, revistas, cartões e um toldo de uma tenda de campismo.
Estávamos todos muito animados e a mãe do Fábio, que tem muito jeito para a Expressão Plástica, veio dar-nos uma ajudinha.
Os meninos dos Jardins-de-Infância dos Altares, Biscoitos e das Quatro Ribeiras vieram visitar-nos e também devem ter gostado da nossa Baleia.




Para a nossa Baleia escrevemos estas poesias com muito carinho:



Baleia,
Mar azul
Ao pôr-do-sol cantava
Deitava, água de repuxo,
Mergulhava. (Joana)

Baleia
No mar.
Baleia a nadar,
No oceano a mergulhar.
Baleia. (Margarida)

Eu fui à praia
E vi uma baleia bonita,
Que tem um segredo
Que ninguém acredita. (Susana)



Baleia
Azul, corpo
E cauda gigantes.
Anda no mar sem
Parar. (Mariana)

Japoneses,
Tentem entender
As baleias têm
Direitos no planeta para
Viver. (Clara)

Baleia
Baleia gosta
Gosta de estar
De estar no mar
Salvar! (Paulo)

Os homens, por fim,
Vão perceber! Baleias
Não podem morrer! (Mariana)

Mas, quando os outros meninos foram para a sua escola e nós ficámos na nossa, aconteceu uma coisa desagradável. Alguns colegas desmancharam a Baleia especial, só para tirarem da sua barriga umas revistas que tinham umas imagens giras de automóveis.
As professoras chamaram os meninos todos e fizeram uma reunião. Agora compreendemos melhor porque alguns homens são insensíveis e teimam em matar as baleias para satisfazerem os seus caprichos egoístas.
“A mudança começa em nós!”- disseram-nos as senhoras professoras.

Texto Colectivo

FIM

22 Comments:

At 8:34 da tarde, Blogger vidal said...

Às minhas Professoras Rosalina e Cristina que tiveram a excelente ideia de nos ensinar a aliar a linguagem poética à E.A. para crianças, agradeço.
Acho que assim fica mais fácil e divertido de dialogar e de ouvir.Os meus alunos ousaram experimentar e adoraram.

 
At 10:05 da tarde, Blogger Desambientado said...

Fantástico. Adorei. É o melhor post sobre baleias que alguma vez se poderia fazer. Vou considerar que aderiste à campanha das baleias .

 
At 10:09 da tarde, Blogger Cidalia said...

Eva a tua estratégia não foi boa, foi mesmo MUITO BOA.
Gostava de trabalhar numa escola com colegas assim.... como tu.... pena que o Raminho é muito longe para mim....

 
At 10:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou emocionda com esse post....de longe o mas belo.
Aqui temos uma grande lição de vida.
Se nossas crianças crescerem conscientes que devem preservar a vida talvez o mundo possa se tornar melhor onde certamente não haverá caçadores...
Peço licensa para copiar parte do texto e publicar no MUNDO ANIMAL.
Vou linkar vocês ao post coletivo.
Um grande abraço

 
At 10:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Crianças...... POR FAVOR NÃO DESISTAM. Eu já estava indo dormir qd recebi email da luta de vocês!
PRECISAMOS LUTAR.... GRITAR.... ELES PRECISAM PARAR DE MATAR AS BALEIAS. Fiquem nessa luta. Os adultos costumam lutar por algo.. depois desistem e TUDO MORRE NA PRAIA. Se tudo morrer.. não haverá futuro para vocês. OS ANIMAIS SÃO INOCENTES... ELES MORREM INOCENTES... enquanto milhoes de bandidos ficam matando gente e animais por aí. As escolas devem se unir e protestar nas ruas se for necessário. AS CRIANÇAS PRECISAM REINVIDICAR O DIREITO DE VIDA DO FUTURO. Vcs precisam de agua limpa quando crescerem. Vcs precisam das baleias e de todos os animais para mostrar para seus filhinhos. SE OS ADULTOS NÃO PODEM FAZER NADA AS CRIANÇAS PRECISAM ENTRAR E AÇÃO E REINVIDICAR O DIREITO A VIDA. Desculpe... não tenho mais para quem apelar... o ser humano está ficando cego na ignorância do dinheiro. O mundo está nas mãos de vocês... as baleias também. E agora??? -linkei este blog no meu... fiquei com Deus e a força ... amém!

 
At 11:53 da tarde, Blogger vidal said...

Para todos vocês...
Hoje foi um daqueles dias que apetece repetir. É muito bom quando conseguimos trabalhar em equipa para criar um espaço pleno e autêntico.Apetece-me dizer bem alto que as minhas colegas: a Aurora (velha aliada de grandes lutas e uma líder, mas que não gosta de se evidenciar!!!) e a Fátima (um raio de luz no Raminho), os meus alunos e as minhas mães são fascinantes e eu egocêntrica(dizem alguns).
Doutor Félix que exagerado, é apenas um post à nossa medida, mas estou muito orgulhosa.
Beijinhos

 
At 12:32 da tarde, Blogger Desambientado said...

Eva.

Não é exagero. Foi uma actividade cheia de significado.
Ter sido realizada no dia dos amigos, foi muito pertinente. Se calhar a maioria das pessoas não se apercebeu desse simbolismo e desse acto.

 
At 9:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns por mais esta excelente iniciativa, adorei os poemas.

 
At 10:22 da tarde, Blogger vidal said...

Olá Rui
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Segunda-feira repetes isso pessoalmente aos pequenos.
Quero que saibas que também te consideramos um elemento insubstituível na nossa prática pedagógica e um Amigo.
Temos de planificar as próximas aulas.
Bom fim-de-semana e beijinhos

 
At 11:54 da tarde, Blogger Fátima Silva said...

Eva.
Essas crianças, como tu dizes muitas vezes, são fantásticas. Admirei as reflexões que partilharam sobre o desrespeito humano em relação aos animais e à vida em geral. A seriedade, a convicção e o pesar que manifestaram, fazem-me acreditar que o futuro pode ser possível.
Quanto ao monumento à baleia... ficará gravado como o dia em que ser amigo é respeitar a vida em toda a sua diversidade.
Quanto à alegoria que me foi atrinuída agradeço-a do fundo do coração (um delicioso exagero que sabe bem à alma, originário de um resplandescente arco-íris que acolhe quem por lá passa com imensa simpatia).
Beijinhos

 
At 5:21 da tarde, Blogger José Aurélio Almeida said...

Passei por cá e não poderia deixar de expressar os parabéns a todos os envolvidos nesta interessante forma de comemmorar o dia de amigos: fazendo das baleias o alvo principal da nossa amizade.
Que bonito e educativo!

 
At 5:38 da tarde, Blogger vidal said...

Fátima
Gostei muito da tua apreciação ao nosso trabalho. Sim, tem bem presente o teu cunho pessoal!
Desculpa, às vezes ser tão imprevisível, mas detesto rotinas.
Também achei bastante graça à alegoria do arco-irís, como sabes, o raio de luz é a essência para lhe dar aquelas cores irresistíveis.

 
At 5:43 da tarde, Blogger vidal said...

mcapote

Agradeço a sua visita e parecem-me bastante pertinentes as suas observações.
Como educadora que sou não tenho a pretensão de tornar os meus alunos activistas. Acho que ainda agora estão a começar a desenvolver o sentido crítico, mas sem dúvida quero que aprendam a reflectir e a terem as suas próprias opiniões.

 
At 6:16 da tarde, Blogger vidal said...

José
Bem vindo. É sempre um prazer encontrar-te por aqui.As tuas palavras significam muito.
Muita gente nem repara nos esforços dos professores para tornar, hoje, a escola/educação num espaço de qualidade e inovação.
Mesmo sem aplausos (dispenso), acho que estamos todos de parabéns, pois tenho a convicção de que o Raminho e os Altares terão muitas outras experiências dignas de registo. Ainda que "Assegurar o Futuro" (Projecto da autoria do José Aurélio)seja apenas o sonho de alguns, acredito que um dia em realidade se transformará... por enquanto, continuamos com a esperança.
Beijinhos

 
At 6:24 da tarde, Blogger vidal said...

Rui
Lembrei-me agora de uma coisa.Podes ficar descansado que já arrumámos os tapetes de Educação Física.Deram imenso jeito para improvisar o mar!Foi ideia de Aurora.
Bjos

 
At 6:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns a todos que tiveram a excelente idéia de partiparem desse lindo movimento em favor das Baleias. É educando as crianças que fazemos com que se formem adultos coincientes.

Um grande beijo e parabéns mais uma vez.

 
At 7:14 da tarde, Blogger vidal said...

Rosinha,

Obrigada em nome de todos nós.
Parabéns para você e para a sua filhota que é muito gira.
Beijinhos

 
At 8:06 da manhã, Blogger BlueShell said...

Olha que bonito. Bjs, BShell

 
At 9:39 da tarde, Blogger vidal said...

BlueShell
Obrigada pela sua apreciação.
Dei uma espreitadela pelo seu blog e achei-o muito emotivo. Parece que temos algo em comum, pois também eu sou originária de uma aldeia serrana.
Um abraço

 
At 4:43 da tarde, Blogger Terceirense said...

Gostei muito deste artigo e republiquei-o no meu blog com os devidos créditos. No caso de não permitir avise-me que retirarei.

Peço que me informe por e- mail quanto(s) acompanhante(s) levará ao EBIT - I Encontro Bloguista da Ilha Terceira.

Muito obrigada

 
At 3:28 da tarde, Blogger Terceirense said...

Este blog ganhou o prémio que idealizei para quem fosse o escolhido das «Vinte e oito páginas de escrita». E foi este o artigo e blog escolhido. Parabéns aos meninos todos. Por favor, colem o prémio no vosso blog.
Gostava imenso de ir à vossa escola mas não tenho transporte.
Encontramo-nos no EBIT.
Beijinhos

 
At 3:28 da tarde, Blogger Terceirense said...

Este blog ganhou o prémio que idealizei para quem fosse o escolhido das «Vinte e oito páginas de escrita». E foi este o artigo e blog escolhido. Parabéns aos meninos todos. Por favor, colem o prémio no vosso blog.
Gostava imenso de ir à vossa escola mas não tenho transporte.
Encontramo-nos no EBIT.
Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home