Redescobrir o mundo rural

terça-feira, março 28, 2006

A Terra gira, que gira !!! O Raminho faz dupla estreia...

A Corrida da Primavera



Na Escola Básica Integrada dos Biscoitos realizou-se a VI Corrida da Primavera. Esta iniciativa é da responsabilidade do Núcleo de Educação Pré-Escolar e Primeiro Ciclo do Ensino Básico, em coordenação com o Professor de apoio à área de Educação Física, Rui Martins, e abrange todos os estabelecimentos desta mesma Unidade Orgânica e todos os níveis de ensino.

A emoção subiu ao rubro, o Sol chegou para abrilhantar a festa, os miúdos irradiavam alegria ...

Pela primeira vez, para a Escola do Raminho, a Dânia e a Cristina conquistaram uma taça e uma medalha, no escalão dos 3 aos 6 anos (Pré) e dos 6 aos 7 anos, respectivamente.

Parabéns às nossas meninas atletas e que no futuro consigam alcançar outros êxitos para que nós, com todo o orgulho, saibamos apreciar.

Dia Mundial do Teatro


A estreia da nossa peça para os pais aconteceu assim...



- Antigamente, o Espaço era praticamente desconhecido. Hoje, graças aos telescópios e aos satélites artificiais, os astrónomos estudam o Universo e... o que eles descobrem! Nós ligámos o nosso "imaginador" e preparámos uma peça de teatro para vos apresentarmos o conhecimento básico sobre o Espaço Sideral.

Pedimos a vossa atenção, o espectáculo vai começar!

Cometa:


- Eu sou o Cometa. Um cometa é um corpo que chega a ter vários quilómetros de diâmetro, formado por poeiras geladas. Quando me aproximo do Sol, por acção de calor, fico com uma cauda. Apareço periodicamente e o meu irmão mais famoso é o Cometa Halley.

Sol:


- Eu sou a luz da Terra. Sou o astro rei. Forneço luz e calor; sem mim a vida na Terra não seria possível. Pareço maior do que as outras estrelas, mas, na verdade, não o sou. A minha galáxia é a Via Láctea ou Estrada de Santiago. As galáxias mais próximas são a Andrómeda e as Nuvens de Magalhães. À minha volta, além dos planetas, giram mais de 60 satélites, milhares de asteróides, meteoritos e cometas.

A Lua (roda lentamente à volta da Terra enquanto fala):

- Eu sou a Lua. Sou um Satélite da Terra, quer dizer que rodo à volta dela. O Sol dá luz durante o dia e eu ilumino a noite. Mas querem saber um segredo? A minha luz não é própria, porque eu sou um planeta. Eu apenas reflicto a luz do Sol. Tenho quatro fases (roda o corpo e mostra-as).

Dizem que sou mentirosa, mas não é bem assim. É porque quando tenho a forma de um D estou a Crescer e quando tenho a forma de um C estou a Diminuir. Também sou responsável pelas marés. Às vezes, fico entre o Sol e a Terra, e tapo a luz do Sol, toda ou só em parte - é o eclipse, total ou parcial.

Terra:


- Conheces-me? Eu sou o teu mundo. Tenho a forma de uma laranja achatada em dois sítios que se chamam pólos. Já volto para falar mais de mim.

(continuação nos próximos dias)

5 Comments:

At 11:17 da tarde, Blogger Fátima Silva said...

A escola duplamente de parabéns: com medalhas e taças, não esquecendo uma peça que parece ter enchido as medidas.
Depois de uma corridinha à terra, uma voltinha ao espaço veio mesmo a calhar!
Escola empreendedora, sim senhora! Para o ano, que tal, mais uma corridinha de Primavera?
Beijinhos para todos.

 
At 10:50 da tarde, Blogger Desambientado said...

Os campeões são mesmo assim...ganham as medalhas, mas também fazem aquilo que os outros não fazem. Por isso são campeões no teatro, no desporto,em tudo para que estão despertos.


Duplos e triplos parabéns para a Escola do Raminho.

 
At 4:06 da tarde, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

ò,ó

 
At 11:59 da tarde, Blogger vidal said...

Meus queridos amigos e visitantes

Antecipadamente desejo a todos vós uma linda festa da Páscoa, com muitos ovinhos e coelhinhos de chocolate, amêndoas e confeitos.
Vou estar ausente por algum tempo e não sei quando poderei editar novamente.
Aos meus alunos, quero dizer que espero que se comportem muito bem, todos os dias, com a senhora professora Fátima.
À Fátima, quero dizer que vou tranquila, porque sei que estes pimpolhos te adoram e que ficam muito bem entregues nas tuas mãos.
Com muito carinho
Eva

(A continuação do guião da peça de teatro terá de ficar para mais tarde.)

 
At 11:36 da manhã, Blogger Lâmina d'Água & Silêncio said...

Já postei para as crianças e fiz também, um desafio...

Beijinhos a todos!!!
ò,ó

 

Enviar um comentário

<< Home