TRUNFAS O ESPANTALHO
O espantalho, que se chama Trunfas, chegou um dia à Escola do Raminho.
Ele veio falar-nos sobre si. Contou-nos muitas coisas. Que a sua dona era a Eva (a nossa professora), que morava no jardim a tomar conta das sementes e das flores assustando os pássaros para não se aproximarem...
Ele sentia-se feliz de morar naquele lugar, porque ali respirava o ar puro e perfumado das flores e podia ouvir o som das ondas do mar a baterem nas rochas.
Ficámos surpreendidos com esta visita inesperada, um vez que ainda faltam cinco dias para chegar a Primavera, mas ele explicou que tinha sido trazido pelo sopro do vento do Inverno.
Nós perguntámos-lhe qual era a estação do ano que ele mais gostava e ele respondeu, com um enorme sorriso, que era o Verão, porque tinha sido construído no dia 1 de Agosto.
O espantalho tinha dois amigos, um para lhe fazer companhia durante o dia e o outro para a noite. O de dia era um passarinho muito simpático e pouco tímido chamado Santantoninho (Erithacus rubecula) que, se aconchegava dentro das suas mangas largas, para se abrigar da chuva e do frio. À noite era uma borboleta endémica dos Açores, a Noctua atlantida, que tornava as suas noites menos solitárias.
O Trunfas usava uma roupa muito janota. Vestia umas jardineiras remendadas, um enorme camiseiro colorido, o velho chapéu de palha enfeitado com um cordão de flores à volta e um colar de borboletas de todas as cores.
Texto colectivo
Eu e o Fábio fizemos uma experiência na escola.
Vou contar como é a experiência: precisamos 1 copo, papel higiénico, sementes, algodão e água.
A nossa experiência era com sementes de amendoim e milho.
Os outros meninos fizeram outras experiências.
Eu acho que as sementes vão germinar. (Paulo)
No dia 8 de Março os meninos do 3º e 4º anos fizeram experiências com sementes que os meninos trouxeram: feijões, girassol, etc…
A minha experiência foi deitar terra para dentro de um rolo de papel higiénico e 3 pevides de coração de negro.
Os outros meninos também fizeram outras experiências.
Esta foi a experiência mais divertida que nós fizemos no cantinho dos génios. (Mariana)
A experiência que eu fiz com a Maria Clara foi colocar terra numa caixa de ovos, depois metemos lá dentro feijão, favas, alpista e regámos a terra com água. (Joana)
No dia 8 de Março os alunos do 3º e 4º anos fizeram algumas experiências.
Todos trouxeram sementes para a escola.
Eu peguei num rolo de papel higiénico, enchi-o com terra e semeei quatro tipos diferentes de sementes: feijão, nabos, girassol e coração de negro. (Carlos)
Nós hoje fizemos experiências com favas, milho, feijão, coração de negro, alpista e salsa e o Fábio trouxe a terra. Construí um mini-viveiro, com uma caixa de plástico do Modelo, com uma tampa transparente. Coloquei dentro a terra e as sementes, reguei muito bem e tapei. Deixei a caixa perto da janela. A professora mostrou numa revista que o calor evapora a água que se condensa na tampa que depois cai sobre o cultivo.
Achámos minhocas na terra e guardámos num copo de iogurte com terra, para no dia seguinte fazermos outra experiência. Arranjámos um caixa de sapatos e borrifámos metade do fundo com água e o outro lado ficou seco, deitámos lá dentro as minhocas e ficámos à espera. No intervalo fomos observar e descobrimos que as minhocas escolheram o lado húmido da caixa. (Hugo)
Os meninos da minha sala trouxeram sementes e plantas para fazermos experiências.
Eu e a Susana colocámos dentro de um copo de vidro de iogurte papel higiénico à volta e algodão. As sementes ficaram suspensas entre as paredes do copo e o papel. Temos que vaporizar com água todos os dias para manter a humidade e … copo para a janela!
Depois eu e a Joana pusemos terra numa caixa de ovos e plantámos folhas de violeta.
Eu também trouxe pinhas para experimentarmos se as sementes germinam.
Foi muito maluco e divertido. (Clara)
Algumas destas actividades foram aproveitadas da revista Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, edição nº 2, Março 2006
Brincando, recriando a realidade que é a sua, a criança aprende na prática a estar activa e criticamente no seu mundo e no seu tempo.
A sensibilidade aos problemas, a faculdade de permanecer num estado de receptividade que manifesta a abertura e a fluidez do pensamento, a mobilidade ou o poder de se adaptar rapidamente a novas situações, a originalidade, a aptidão para transformar, a análise, a faculdade de abstracção, a síntese considerada como reunião de vários elementos que formarão o todo, são as descobertas e aptidões que nos propomos desenvolver.
“…há sempre um crescer, um rebentamento de vida, uma explosão, um evoluir, uma afirmação, um passo para a maturidade e para a beleza.”
Bem-vinda Primavera!
Traz-nos a esperança perdida no Inverno, o verde das folhas caído, o chilrear mudo dos pássaros!...
6 Comments:
Pois é. Leva-se muito tempo e depois colocam-se postes eneormes que para sairmos daqui só o conseguimos fazer na semana seguinte.
Também é uma boa estratégia para prender o leitor. Colocar um post longo e bom.
Adorei o vosso trabalho.
Pois é verdade. Tem toda a razão. Acho que exagerei.Demora a ler, mas acho que vale a pena. Não sei é se a estratégia resultará. Vamos esperar para saber.
Beijinhos
Afinal já cá tinha estado!!
Também já passei pelo Ilhéu do Norte!
Esses "piquenos" do Raminho estão imparáveis!!!
Esperamos por vocês na segunda.
Ficou um texto muito bonito, sobretudo com o passarinho e a borboleta para completar.
As experiências são uma óptima ideia, porque podem ser potenciadas para diversas aprendizagens.
Agora para os meninos - adorei o vosso texto e as experiências. Muitos beijinhos
Enviar um comentário
<< Home