Redescobrir o mundo rural

quarta-feira, junho 28, 2006

Visita de Estudo à Gê-Questa

A Gê-Questa foi legalmente constituída como Associação de Defesa do Ambiente, em 3 de Junho de 1994. Tem a sua sede no Forte Grande de São Mateus, a cerca de 5 Km de Angra do Heroísmo.


Fomos ao encontro desta Associação para ficarmos a conhecer melhor o seu papel, a sua vocação. Descobrimos que para além de continuar a ser essencial a sensibilização e a Educação Ambiental em parceria com outras instituições como as escolas, o Serviço de Promoção Ambiental, as Autarquias, e não deixando de ser contestatária sobre algumas situações actuais, encontrou presentemente novos caminhos de intervenção e participação.

E foi com imenso entusiasmo que aceitámos envolver-nos nesta acção concreta sobre o Mar.

O seu anterior Presidente, Victor Medina, afirmou um dia que “a tendência é de nos começarmos a situar em relação ao mar, por empirismo, por inspiração, questão racional, mas também pela nossa situação geográfica como ilhéus. Pela sede da Gê-Questa ser em cima do mar e numa comunidade piscatória, percebeu-se que a breve trecho seria inevitável ter opiniões sobre o mar e sobre o mar sabemos pouquíssimo como ambientalistas, como Associação e como ilhéus…”

O propósito desta Visita de Estudo à Gê-Questa foi que, de alguma forma, significasse um contributo possível capaz de promover a responsabilidade e a intervenção consciente na relação com os ambientes intermareais, num processo de aprendizagem e respeito pelos ambientes costeiro e marinho.














A visita ao Centro de Estudos do Mar e ao Núcleo Museológico do Mar e a posterior recolha de espécies nas Poças de Maré da Zona Balnear do Negrito representa um potencial educativo e pedagógico fantástico em que se aproveita para sensibilizar e, simultaneamente, despertar a consciência ambiental. Fazendo os alunos pensarem, sentirem e agirem, procura-se promover a Educação Ambiental para a mudança de comportamentos não apenas pela simples assimilação de conhecimentos, mas da sua apropriação, numa perspectiva criativa e construtiva, pela observação, exploração sensorial, incentivando-se a responsabilidade, protegendo o que temos HOJE para usufruirmos AMANHÃ.

Pedimos a colaboração desta Associação de Defesa do Ambiente, para nos ajudarem a intervir e a criar nos alunos a necessidade de relacionar o mar com o ambiente, suscitando-lhes a sua intervenção activa ao assumirem, para o próximo ano lectivo, a manutenção de um aquário, na Escola do Raminho, com espécies naturais dos Açores.










Agradecemos ao Filipe e ao seu colega Nuno que nos proporcionaram este dia magnífico de descobertas.

Visite o blog:
http://ge-questa.blogspot.com/



4 Comments:

At 10:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu gostei muito de ver os aquários, porque vi peixes muito lindos.
Adorei apanhar peixes.

 
At 11:42 da tarde, Blogger vidal said...

Minha doce Clara

Foi um dia em cheio!
A visita foi um sucesso.
Realmente vocês, meus queridos alunos, são mesmo muito especiais: curiosos, motivados, sensíveis, aprendem tantas coisas e eu estou muito contente convosco.
E até tiveram um prémio que eu e o Filipe encomendámos. Lá estavam os golfinhos que avistámos no mar do Negrito.

 
At 11:51 da tarde, Blogger vidal said...

Carla

Nas Poças de Maré também vivem muitos peixinhos e plantas. Todos são importantes para a vida no mar.
Os peixes pequenos são trazidos com a maré e também camarões, estrelas-do-mar, ouriços, caranguejos, búzios,...
Para o ano vais ajudar a cuidar do nosso aquário.
Beijinhos

 
At 7:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 

Enviar um comentário

<< Home