Redescobrir o mundo rural

sexta-feira, novembro 17, 2006

DIA DO MAR

DIA DO MAR


João Pedro Barreiros contou e encantou…
com a sua sabedoria e deu colorido a este dia!!!



Hoje, dia 16 de Novembro, comemora-se o Dia do Mar. Na Escola Básica e Jardim de Infância do Raminho teve lugar uma comunicação proferida pelo Professor Doutor João Pedro Barreiros, intitulada "Biodiversidade Marinha dos Açores - recursos vivos a preservar".


Este evento integra-se nas acções do Ano Internacional dos Desertos e Desertificação, promovido pelo Campus de Angra do Heroísmo, da Universidade dos Açores, bem como do Projecto Disseminação do Centro de Estudos do Mar em implementação, no nosso Estabelecimento de Ensino, em parceria com a Gê-Questa.


A vastidão dos mares, que tanto alimentou a inspiração e curiosidade de povos, arrastou consigo a ilusão que existiam poucos ou nenhuns limites ao seu uso e abuso.O crescente conhecimento dos mares e o princípio de sustentabilidade surgem como uma resposta alternativa ou condição capaz de mudar a atitude, pelo entendimento de que, a breve trecho, teremos que ter um cuidadoso planeamento e gestão do ambiente e saber construir novos sentidos de civilização. Será importante que isso nos conduza a um maior reconhecimento, não só do potencial dos mares e oceanos para o progresso social e económico, como também, da sua vulnerabilidade.


Para quem vive nas ilhas, mas também, para quem ensina e aprende numa escola com uma vista magnífica sobre o mar, seria inevitável relacionar o mar com o Ambiente.



Os oceanos cobrem quase ¾ da superfície da Terra, contêm 97% da sua água superficial, são o maior habitat do Mundo e pululam de vida.



O Professor Doutor João Pedro Barreiros veio revelar-nos este mundo impressionante e deu-nos a conhecer algumas das espécies marinhas dos Açores. Desde as elegantes medusas, aos cavalos-marinhos que até se podem encontrar na marina da Praia da Vitória, ao inofensivo Tubarão Martelo que ali vai ter as suas crias, às tartarugas, aos golfinhos, ao atum, às baleias, todos tiveram um lugar de destaque e uma história para contar…



Combates ritualizados, posturas de dissuasão, desmistificação de medos, navios afundados, curiosidades, leis inadequadas, inteligência dos seres marinhos, cadeias tróficas, construíram um verdadeiro labirinto de conhecimentos que nos levaram, desde o Atlântico até à Antárctida e de volta à Macaronésia, e por fim, ao Raminho e ao pequeno mundo do nosso aquário onde, por enquanto, apenas vivem onze tainhas, que iremos cuidar com muito carinho.

















Fica aqui o agradecimento muito especial ao Professor e votos de uma boa viagem até Singapura!

5 Comments:

At 9:18 da manhã, Blogger Desambientado said...

Está quase aí, mais um instante, um clic, que representa a passagem de ano. Por vezes pensamos que se trata de um clic mágico. Pois que assim seja 2007: um longo clic mágico.

Tudo de Bom.

 
At 5:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já estão no ar as inscrições para o II EBIT. Podemos contar consigo novamente? Basta comentar ou enviar um email. Obrigada e cumprimentos
Azoriana

 
At 4:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

esta foi uma iniciativa muito boa.

 
At 1:55 da tarde, Blogger MF Rural - Produtos Agrícolas said...

Parabéns pela iniciativa!
Visitem nosso Blog Rural
http://mfrural.blogspot.com/

e nosso site rural

Abraços!

 
At 6:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Muito bom..
tb tenho um blog
www.tratoresusados.blogspot.com
abracos

 

Enviar um comentário

<< Home